Conforme nós humanos vamos vivendo por mais tempo, aumentam os casos de doenças como a de Parkinson e o mal de Alzheimer, entre outras. Esses males têm algo em comum: proteínas com estruturas defeituosas e que formam agregados nocivos. Entender como isso acontece para, no futuro, desenvolver tratamentos é o trabalho da bioquímica Débora Foguel. Ela chefia o Laboratório de Agregação de Proteínas e Amiloidoses (Lapa), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Débora estará no De Frente com Cientistas, no dia 03 de maio, às 14h, no Museu Ciência e Vida.

O que levou Débora a se tornar uma bioquímica? Como ela se interessou pelas proteínas? E como ela se tornou bióloga? Seu trabalho já levou a alguma avanço no tratamento dessas doenças? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Débora e seu trabalho. As inscrições para o De Frente com Cientistas são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 2671-7797. A atividade oferece certificado.

Sobre o programa – O “De Frente com Cientistas” acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.

De Frente com Cientistas – Débora Foguel
Data: 03 de maio – 14h
Rua Ailton da Costa, s/n – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, RJ, 25071-160
Gratuito com emissão de certificado