De 08 a 26 de janeiro, o Museu Ciência e Vida oferece diversas atividades para as férias: visitas às exposições, oficinas variadas e sessões de planetário para todas as idades. As oficinas acontecem às 10h e às 14h. Já as sessões de planetário são às 11h e 15h. A programação é gratuita, de terça a sábado. Mais informações pelo telefone 2671-7797.

Vagas para as oficinas – 30

Vagas para o planetário – 65

Distribuição de senha 30 minutos antes de cada atividade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS:

8 de janeiro – Terça-feira

Batalha Naval Geográfico

10h e 14h: Uma batalha naval exige certos recursos. Brincando, vamos descobrir um pouco mais sobre as coordenadas, neste clássico jogo que atravessa gerações!

9 de janeiro – Quarta-feira

Pintando ideias: do pigmento às telas

10h e 14h: Extraindo os pigmentos do açafrão e da beterraba, por exemplo, podemos inventar tintas de diversas cores e tons. Com as tintas prontas e muita inspiração, é hora de pintar telas!

10 de janeiro – Quinta-feira

Jogos Planetários

10h e 14h: Em uma gincana onde o público terá de passar por três provas, incluindo um tabuleiro humano e um jogo de twister, conceitos sobre o sistema solar serão apresentados e utilizados como ferramenta para os jogos. A diversão é astronômica e garantida!

11 de janeiro – Sexta-feira

Origami

10h e 14h: Dobra aqui, dobra acolá. E olha a imagem se formando! Vamos montar seres e objetos com dobras geométricas de diferentes níveis utilizando papel de origamis ou o que tiver em nossas mãos!

12 de janeiro – Sábado

Desafios numéricos

10 e 14h: Hora de exercitar o pensamento! Mostre que você consegue vencer as brincadeiras que nossa equipe preparou. Torre de hanói, tangram e outros jogos entram em cena para desafiar você!

Ocultar texto das mensagens anteriores

(O Museu Ciência e Vida não abre aos domingos e segundas)

15 de janeiro – Terça-feira

Luz, câmera, anima e ação!

10h e 14h: Vamos criar um filme com a técnica Stop Motion, muito utilizada na produção de animações. A ideia é criar personagens para interagir com o cenário. Os personagens serão criados com massinha e utilizaremos câmeras ou celulares para a produção do vídeo.

16 de janeiro – Quarta-feira

Origami

17 de janeiro – Quinta-feira

Saindo da Planolândia

10h e 14h: Imagine um mundo em que tudo é plano. Bem diferente, não é? Entre nesta nave com a gente e vamos sair da Planolândia. O que vamos levar de lá? Muita matemática, modelos, figuras… dúvidas e respostas! Faça parte deste plano!

18 de janeiro – Sexta-feira

Brincando de cientista

10h e 14h: Utilizando experimentos divertidos vamos  investigar como a ciência está presente no nosso dia a dia. Nosso tema da vez será som e audição.

19 de janeiro – Sábado

Contação de história

10h e 14h: Com base no livro “Meu amigo dinossauro”, as crianças vão ouvir histórias sobre os dinossauros. Além de falar um pouco sobre esses grandes bichos que um dia habitaram a terra, as crianças vão também pensar sobre os animais das florestas brasileiras e as ameaças de extinção. Um empolgante tema para estimular os pequenos com a literatura!

(O Museu Ciência e Vida não abre aos domingos e segundas)

22 de janeiro – Terça-feira

Brincando de cientista

23 de janeiro – Quarta-feira

Detetive químico

10h e 14h: Elementar, meu caro Watson! A ciência ajuda a descobrir muitos mistérios. Uma análise química em laboratório pode resolver todo um enigma. Quem não deve, não teme: então venha conosco desvendar o que está por trás da cena de um crime. Nossa arma? Caros e caras, contamos com a ciência.

24 de janeiro – Quinta-feira

Contação de história

10h e 14h: Quem tem medo do escuro? Na história, o mundo das sombras e das luzes guia a nossa amiga formiguinha que deseja entender melhor o que se passa ao redor. Arte, literatura e ciências para as crianças descobrirem novas formas de olhar!

25 de janeiro – Sexta-feira

A ciência por trás da vela

10h e 14h: Como é feita uma vela? Quem a inventou? Desde quando a usamos?  Nesta oficina, a ideia é explorar este objeto, misturar os materiais e iluminar as ideias!

26 de janeiro – Sábado

Conhecendo os nossos ossos

10h e 14h: Que tal olhar de um jeito diferente para nós mesmos? A oficina vai explorar a percepção, criatividade e movimento das crianças para que, através de uma brincadeira, possam aprender mais sobre seus ossos, órgãos, movimento e suas funções.