Nesta quinta-feira, o Museu Ciência e Vida, em Duque , realiza a sessão inaugural de seu planetário, com a presença do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que dá nome ao espaço. O evento marca também a abertura da primeira exposição do museu, “Vias do Coração”, às 14h.

– Minha carreira foi construída com base na educação. Precisamos incentivar os jovens a lutarem honestamente pelos seus sonhos por meio do estudo e do trabalho.

Os mistérios da astronomia e suas dimensões completamente fora do nosso senso comum nos inspiram a sonhar, a vencer os limites e ver além. Tenho certeza que este planetário será fonte de inspiração para muitos jovens e futuros cientistas – diz o astronauta Marcos Pontes.

A mostra “Vias do Coração”, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o grupo sanofi-aventis, vai até 31 de julho. O público poderá assistir a vídeos educativos em 3D e participar de atividades interativas sobre o funcionamento do sistema circulatório, descobrindo curiosidades, como quantas vezes o coração já bateu desde o nascimento.

O Museu Ciência e Vida é uma iniciativa da Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, por meio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (Fundação Cecierj), e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Faperj) e de empresas. Além da exposição e do planetário, no primeiro andar, estão previstos outros três pavimentos. Com o espaço, a Fundação Cecierj se estabelece na curadoria de museus, após uma temporada de projetos voltados para o incentivo à ciência em todo o estado.

O museu fica no prédio do antigo fórum de Caxias, na Rua Ailton da Costa s/nº, bairro Jardim 25 de Agosto. A exposição está aberta de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 4 e R$ 2 meia entrada, com direito à sessão do planetário, que ocorre às 15h, com lotação de 30 pessoas.

Fonte: SB Notícias