O Carnaval é uma época que costuma ser amada por muita gente, seja porque você pode cair na folia ou porque, como é preferência dos mais reservados, você pode aproveitar e descansar um pouco. Democrática como essa época do ano é, o Universo só podia reservar um fenômeno que todo mundo gosta pra comemorar: dia 26 de fevereiro, às 10 horas e 10 minutos da manhã, começa um Eclipse Solar!

Um eclipse é um fenômeno de obscurecimento (total ou parcial) de um astro pela sombra de outro. No caso de um eclipse solar, a Lua está em uma tal posição de sua órbita que ela fica na mesma linha de visada do Sol, “tapando” a luz que chega dele até nós. Assim, ela fica entre a Terra e o Sol, causando uma “sombra” na Terra.

Mas se a primeira coisa que veio à sua cabeça foi aquele eclipse em que o Sol fica completamente obscurecido pela sombra da Lua, pode colocar um freio nessa carroça, que este eclipse será um eclipse parcial. Isto é: a sombra da Lua não cobrirá totalmente o disco solar (aquele “círculo” que é a imagem que temos do Sol aqui na superfície da Terra). Assim, o que nós veremos, na prática, é uma sombra preta na região central do Sol, que parecerá para nós como um anel. Por causa disso, este tipo de eclipse também é chamado de Eclipse Anular. Nesse eclipse, a sombra da Lua cobrirá cerca de 55% do disco solar.

E o presente não é só bonito, como muito bem-vindo, já que o último eclipse solar que foi observado aqui no Brasil ocorreu no dia 11 de julho de 2010 e, ainda assim, ele só pode ser observado – também como eclipse parcial – apenas no sul do país. Este “Eclipse da Folia” de fato acompanhará o pico do Carnaval, podendo ser visível do Centro-Oeste até a Bahia, agraciando grande parte do território do país do Carnaval.

Se você se interessou em dar uma pausa na folia, ou no sossego, para observar esta maravilha da natureza, um aviso muito importante se faz necessário: nunca olhe para o Sol diretamente! Nem quando está ocorrendo um eclipse, pois isso pode causar danos irreversíveis nos seus olhos, podendo levar, inclusive, à cegueira! E, atenção que isso vale, inclusive, para o uso de óculos de Sol! Para observar este fenômeno, o ideal é que você utilize óculos com um filtro específico para isso, que possuem lentes com filtro solar que protegem nossos olhos, chamados de “óculos de Eclipse”. Uma outra opção é utilizar um filtro solar para telescópio ou binóculo. Se ficar difícil conseguir um desses até domingo, você pode fazer um projetor de Sol, colocando um espelho refletindo nosso astro-rei numa parede branca. Se tudo isso não for possível, você pode ver pela internet (sites como o www.eclipse2017.nasa.gov e o www.space.com são conhecidos por comumente fazer este tipo de apresentação).

Dentro ou fora de casa, no descanso ou na folia, já deu pra perceber que este Carnaval vai ser especial!

Carolina de Assis

Astrônoma do Museu Ciência e Vida.