10ª Primavera dos Museus: Museus, Memórias e Economia da Cultura

O que economia tem a ver com museus? Tudo. Esta é a premissa da 10ª Primavera dos Museus, que traz o olhar para os museus como centros de trocas culturais, mas também como potencializador da economia, com papel ativo para o desenvolvimento das cidades. Para vivenciar e refletir sobre o tema, o Museu Ciência e Vida oferece uma programação especial entre os dias 20 e 23 de setembro. Todas atividades são gratuitas.

 

TERÇA-FEIRA

20 de setembro

14h30 – Cineclube CEDERJ – Cineclubinho: Monstros S.A.

Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. Localizada em uma dimensão paralela, a fábrica constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão lhes dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a sobrevivência da fábrica. Mike, um pequeno ser de um olho só, tem por missão assustar as crianças, que são consideradas tóxicas pelos monstros e cujo contato com eles seria catastrófico para seu mundo.

 

QUARTA-FEIRA

21 de setembro

 

10h e 14h – Teatro Quanta Energia!

Protagonizado por uma dupla de cientistas ‘malucos’, o espetáculo proporciona a crianças, a participação em experiências científicas para conhecer as formas de geração de energia elétrica e seus percursos até chegar às residências.

Público: crianças de 6 a 12 anos

 

QUINTA-FEIRA

22 de setembro

 

13h30 – Mesa Redonda – Cinema e Economia Criativa

O cinema é muito mais que entretenimento. É a indústria que mais forçou a agenda política a pensar a cultura. Diversas iniciativas colaboram par a reflexão desta linguagem artística e sua capacidade de promover o desenvolvimento simbólico e econômico.

Convidados: Heraldo HB (Cineclube Mate com Angu), Flávio Machado (Ver Cine), Adaílton Medeiros (Ponto Cine) e Marcos Manhães Marins (Microcine Bonsucesso)

Mediação: Caroline Leite (Cineclube Cederj)

 

14h30 – Cineclube CEDERJ – Essencial: Clube de Compras Dallas

O filme é baseado na história real do eletricista texano Ron Woodroof. Após ser diagnosticado com o vírus da AIDS, na década de 1980, Woodroof entra em uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos e passa a contrabandear drogas ilegais do México para concluir seu tratamento. Vencedor de dois prêmios na edição de 2014 do Globo de Ouro – melhor ator para Matthew McConaughey e melhor ator coadjuvante para Jared Leto.

 

SEXTA-FEIRA

23 de setembro

 

13h30 – Palestra “Economia Criativa e Museus: desafios, caminhos e possibilidades”

Nos últimos anos, o setor museal tem passado por uma série de transformações e reflexões acerca do seu papel. Temas como cultura e tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento local tem se tornado essenciais no sentido de se ampliar significados e impactos na sociedade. A economia criativa qualifica e aprofunda essas questões apresentando caminhos e perspectivas de desenvolvimento.

ConvidadaLuciana Lima Guilherme – Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – PPED, do Instituto de Economia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Consultora e pesquisadora em economia criativa, desenvolvimento e políticas públicas de cultura.

 

 

Serviço:

10ª Primavera dos Museus

Data: 20 a 23 de setembro

Local: Museu Ciência e Vida

Rua Ailton da Costa, s/n – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, RJ, 25071-160

Telefone: (21) 2671-7797

Gratuito 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *