Quem olhou para o céu na noite deste sábado, dia 29 de agosto, presenciou um belíssimo espetáculo celeste: o fenômeno da Superlua. Mas, quem não viu, muita calma nessa hora! Nada de imaginar a lua com uma capa, salvando gatinhos indefesos do topo das árvores, nem lutando contra algum supervilão! A Superlua é um fenômeno que ocorre em função da aproximação ou permanência da lua em um ponto bem especial da sua órbita.

A órbita da lua, bem como a órbita dos planetas, não é circular mas sim elíptica. Esta forma específica faz com que haja um ponto em que a distância entre o nosso satélite e a Terra seja mínima. Este ponto é chamado de perigeu e toda vez que a Lua está bem próxima (ou em cima) deste ponto ocorre uma Superlua, que pode ocorrer nas fases nova ou cheia.

Apesar do nome, em um evento como esse, a lua tem um aumento pequeno do seu diâmetro aparente (cerca de 14% maior), então não a vemos muito maior que o normal. Mas seu brilho aparece até 30% mais brilhante que o usual. Obviamente, quando acontece durante a lua Nova não conseguimos perceber bem a diferença. Mas durante uma lua cheia, é um verdadeiro espetáculo! E neste sábado, a lua estava bem cheia, pronta para uma grande aparição!

Durante um ano, este fenômeno pode ocorrer de três a quatro vezes. Então, se você perdeu este evento, fique atento pois teremos bis! Só neste semestre, teremos três eventos do tipo: além do que ocorreu neste sábado, haverá um no dia 27 se setembro e outro no dia 26 de outubro. O do dia 27 de setembro, além de ser a Superlua mais brilhante dentre estas, ainda estará acompanhado de um eclipse lunar (que terá um evento só para ele aqui no Museu Ciência e Vida! Fiquem de olho!). Um verdadeiro show da natureza para ninguém colocar defeito!

É hora de pegar a cadeira e a pipoca porque o espetáculo está garantido!

Carolina de Assis, astrônoma do Museu Ciência e Vida.

Para aprender mais sobre astronomia, o Museu Ciência e Vida oferece Sessões de Planetário. Para agendamento escolar, ligue para 2671-7797. Temos sessões abertas ao público também aos sábados e domingo, às 14h e 15h.

ATENÇÃO: Ambiente a 18ºC, por favor trazer casaco.