No dia 10 de junho, o Museu Ciência e Vida realiza a segunda edição do Proficiência. O evento busca apresentar as carreiras científicas como uma opção profissional a ser considerada pelos jovens. Nesta edição, engenharia, biologia, química e ciências humanas são as áreas em destaque. 

As experiências são variadas: estudantes de graduação premiados internacionalmente em torneio de robótica, profissionais que se dedicam a questões ambientais na indústria e na academia e pesquisadores que atuam na Baixada Fluminense. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita pelo telefone 2671-7797.

 

Pela manhã, o Proficiência conta com a participação da educadora Elisa Oswaldo Cruz, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), parceria do evento desde a primeira edição. Elisa falará sobre a escolha de carreiras e apresentará o portal Proficiência, que se dedica a divulgar as diversas carreiras científicas para os jovens.

 

Em seguida, os integrantes do RioBotz conversam com o público sobre o interesse pela ciência através da robótica. A RioBotz, equipe especializada no desenvolvimento de robôs para competições, é formada por estudantes de engenharia da PUC-Rio e já participou de diversos campeonatos internacionais, garantindo prêmios inéditos ao Brasil.

 

As possibilidades de atuação nas áreas de ciências biológicas e química serão debatidas na parte da tarde. Com a presença de Angela Wagener, doutora em química e professora emérita da PUC-Rio, especialista em oceanografia química e meio ambiente, e de Emiliane Pereira, bióloga e gerente do meio biótico da Biodinâmica, a mesa traz tanto o olhar da academia quanto do mercado para essas carreiras.

 

Fechando o dia de debate com as ciências humanas, a historiadora Marlúcia dos Santos, diretora do Museu Vivo do São Bento, e a coordenadora do curso de Serviço Social da PUC-Rio, Luciene Medeiros, conversam sobre a pesquisa nessas áreas com o olhar direcionado à Baixada Fluminense.

 

Confira a programação:

 

10h – Proficiência: Elisa Oswaldo Cruz, educadora e assessora da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fala sobre a escolha de carreiras e o portal da ABC dedicado ao tema.

 

11h00 – Engenharia da Brincadeira: A equipe RioBotz, formada por estudantes de engenharia da PUC-Rio, relacionam suas carreiras com a prática da robótica.

 

13h30 – Proficiênca: Elisa Oswaldo Cruz, educadora e assessora da Academia Brasileira de Ciências (ABC), apresenta o portal

 

14h – O meio ambiente entre a academia e o mercado: Angela Wagener, química e professora emérita da PUC-Rio, e Emiliane Pereira, bióloga e gerente de meio biótico da empresa Biodinâmica

 

15h30 – Ciência humanas na Baixada: Marlúcia dos Santos, historiadora e diretora do Museu Vivo do São Bento, e Luciene Medeiros, coordenadora do curso de Serviço Social da Puc-Rio.

 

Veja vídeo com os melhores momentos da 1ª edição do Proficiência: https://www.youtube.com/watch?v=va7qevp3CvI