O dia 20 de novembro guarda a memória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e traz a reflexão da igualdade racial e da inserção do negro na sociedade. O Museu Ciência e Vida preparou uma programação especial e diversa para que a história do negro no Brasil, a sua cultura e sua relação com a sociedade seja discutida, celebrada e valorizada. Durante todo o mês, atividades gratuitas para o público serão oferecidas. Confira!

08 de novembro – 9h

Oficina para Professores de Boneca Abayomi

Abayomi são bonecas de pano artesanais feitas de sobra de tecidos. Eram feitas pelas mulheres negras durante a época da escravidão, com o pano de suas saias, nos navios negreiros. O intuito era acalmar e trazer alegria a todos.

Inscrição pelo telefone 2671-7797

Direito a certificado

09 de novembro – 15h

Contação de História – O cabelo de Lelê

Lelê olha pro seu cabelo e pergunta: de onde vem tantos cachinhos? Na busca da origem de seu cabelo, de lá pra cá, Lelê descobre uma infinidade de possibilidades e beleza para seus cabelos enrolados. Um novo universo surge para a menina, encantada com tanta história.

11 de Novembro – 14h

Documentário “A voz dos quilombos”

Exibição do documentário. Em seguida, conversa com a idealizadora Lelette Couto.

19 de Novembro – 14h

Mesa Redonda “Cultura de Consciência Negra”

O Brasil tem criado mecanismos para tentar refazer a dívida histórica da escravidão. Questões como políticas de combate ao racismo e de valorização da cultura negra estão presentes na agenda pública. Como o país e a Baixada Fluminense tem avançado nessa questão?

Mesa redonda “Cultura de Consciência Negra”, com Amauri Pereira e Lelette Coutto. Moderação de Ronald Coutinho Santos.Gratuito

Inscrição pelo telefone 2671-7797

Direito a certificado

Cineclube Cederj – Especial Mês da Consciência Negra

Exibição do filme Histórias Cruzadas. Uma comédia dramática que retrata o cotidiano da sociedade americana na década de 1960, mostrando o preconceito racial e suas consequências.

Terças e quintas, às 14h30

Sábados, às 13h30

Mês da Consciência Negra

Museu Ciência e Vida