O Museu Ciência e Vida recebe a 8a Primavera de Museus, de 22 a 28 de setembro, com uma programação diversificada. Se o tema desta edição é Museus Criativos, convidamos linguagens artísticas e dinâmicas lúdicas para passear em nosso museu! Literatura, música, brincadeiras e oficinas integram a programação na busca de manter o ambiente sempre intrigante, onde o olhar do visitante e do museu possam ser atraídos para múltiplos caminhos.

 
Programação:
 
Oficina de Robótica – 23 e 24/09 – quarta e quinta-­feira, às 9h e 14h
 
A oficina de robótica tem como objetivo promover o trabalho colaborativo entre os estudantes e trabalhar aspectos interdisciplinares. Através da montagem e programação dos kits, e interação com os robôs, os estudantes discutem sobre o avanço da tecnologia no seu dia a dia, além de refletir sobre problemas científico-tecnológicos de interesse social e a se posicionarem criticamente.
 
Oficina Brincadeiras de Ciência – 25/09 – terça-­feira, às 10h e 14h
 
A oficina tem o objetivo de construir experimentos de Física junto com os participantes. Os experimentos realizados abordarão os conteúdos de pressão atmosférica, tensão superficial, atrito e transformação de energia. Serão construídos os seguintes experimentos de baixo custo:
Água que sobe (Pressão atmosférica)
Carrinho sem atrito (pode ser construído e levado para casa)
Bolhas de sabão com glicerina (tensão superficial)
Fluido não newtoniano

 
Oficina de Cordel – 26/09 – sexta-­feira, às 10 e às 14 horas
 
Os visitantes poderão soltar a criatividade na produção de um pequeno cordel por meio de material alternativo (isopor) e falar sobre a cultura e a técnica que se misturam nessa arte brasileira.
 
Proficiência: a ciência como opção profissional – 26/09 – sexta-­feira
 
Escolher a carreira é sempre um desafio para os jovens. No meio de tantas questões sobre o futuro e as possíveis profissões, o melhor é ter bastante informação sobre essas oportunidades. O Museu Ciência e Vida convida os estudantes que estão se preparando para essa importante decisão a descobrir as carreiras científicas junto com educadores, alunos de graduação, coordenadores de cursos e profissionais da área.
 
Música no Museu – 28/09 – Domingo, às 15h00
 
Reconhecido internacionalmente, o programa Música no Museu tem como objetivo incentivar a visitação dos museus e formar plateias tanto para
espetáculos musicais quanto para as exposições, aproximando o público dos centros culturais. Nesta edição apresentamos A Orquestra Municipal de São João de Meriti com repertório instrumental variado.
 
Serviço:
8a Primavera de Museus – Museus Criativos
Quando: de 22 a 28 de setembro
Local: Museu Ciência e Vida
Rua Ailton da Costa, s/n ­ Jardim Vinte e Cinco de Agosto, RJ, 25071­160
Telefone:(21) 2671­7797
Gratuito