É hora de mostrar do que o seu robô é capaz! O Torneio Juvenil de Robótica já está com as inscrições abertas. O evento, que reúne crianças e jovens em várias modalidades de disputa de robôs, terá a sua arena montada no dia 29 de novembro, das 9h às 17h, no Museu Ciência e Vida. O objetivo do torneio, que acontece desde 2009, é difundir a robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior.

 
São vários os desafios que os robôs podem enfrentar. Na categoria “sumô”, por exemplo, dois robôs se desafiam em uma arena, vencendo aquele que conseguir tirar o outro da área. Se seu robô não curte combates, você pode inscrevê­lo na categoria “dança”, onde ele deverá executar uma organizada e sincronizada coreografia junto a humanos. Outros desafios de força, estratégia, teoria e registro multimidiático estão disponíveis.
 
Cada desafio tem um caderno de apoio online, que ajuda as equipes a entender a proposta. Uma equipe pode se inscrever em vários desafios. Também dentro do caderno, há orientações de como se inscrever no torneio através da plataforma Gaia. Para saber mais e se inscrever, acesse o site:
 
http://www.torneiojrobotica.org/rj/.
 
Agende­se!
 
Em sua quinta edição, o Torneio Juvenil de Robótica será realizado nos estados de São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Neste ano, no Rio de Janeiro, o evento contará com duas edições em sedes e datas distintas, a saber:
 
1) No dia 21 de setembro, o evento ocorrerá no CEPTI ­ Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação. Endereço: Av Getúlio Vargas 335, Quitandinha Petrópolis. Contato: Alberto Angonese ­ angonesealberto@gmail.com
 
2) No dia 29 de novembro, o evento correrá no Museu Ciência e Vida/Fundação CECIERJ.  Endereço: Rua Aílton da Costa, s/n ­ 25 de Agosto ­ Duque de Caxias. Tel.: (21) 2671­7797. Contato: contato@museucienciaevida.com.br