Do que e feito o universo? Essa é uma das intrigantes perguntas que guiam as pesquisas do físico Martín Makler, que estará no “De Frente com Cientistas”, 12 de setembro, às 9h, no Museu Ciência e Vida. Na conversa, Martín, que desde cedo mostrava interesse pelos astros, falará sobre os caminhos que o levaram a trabalhar com a cosmologia, incluindo pesquisas sobre a chamada “matéria escura”.

A tarefa de pensar de onde viemos e para onde vamos não é vista de forma tão distante pelo físico. Martín, que atua como cosmólogo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Ele busca minimizar o susto de termos complexos da física com a lição do conhecimento: Martín se dedica a divulgar as ciências, desfazendo os mitos e as distâncias do fazer científico, e faz disso uma de suas prioridades.

O “De Frente com Cientistas” acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a ideia distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. Excepcionalmente nesta edição, acontecerá pela manhã. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do nobel de química Kurt Wüthrich e do nobel de física Serge Haroche.

De Frente com Cientistas – Martín Makler
Quando: 12 de setembro, 9h
Rua Ailton da Costa, s/n ­ Jardim Vinte e Cinco de Agosto, RJ, 25071­160
Telefone: (21) 2671­7797