Exibir mapa ampliado

Barra da Tijuca • Central do Brasil – Rio de Janeiro • Duque de CaxiaJacarepaguá • Maracanã • Niterói • Rodoviária Intermunicipal do Rio de Janeiro • São João de Meriti • TijucaZonas Norte, Sul e Centro do Rio de Janeiro

: Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Transporte: 415T. Antes de seguir pela Av. Ayrton Senna para a Linha Amarela, o ônibus vai do Terminal da Alvorada (vulgo, Cebolão) ao Shopping Downtown e volta. Ou seja, pode-se pegar o ônibus na Av. das Américas em qualquer sentido dentro deste trecho.
Chegada: Ponto final, ao lado da estação de trem Duque de Caxias.
Obs.: Descer no ponto final e subir a rua (sentido contrário ao do tráfego), subir a passarela sobre a linha do trem  e atravessar a galeria comercial, saindo na Presidente Vargas. Descer (sentido do tráfego) um quarteirão na Presidente Vargas, até a Praça Roberto Silveira.

: Central do Brasil – Rio de Janeiro

Avenida Presidente Vargas 1722 a 1768 – Cidade Nova
Transporte: Linha  de trem para Saracuruna
Chegada: Estação Duque de Caxias
Obs.: Sair da estação em direção à Rua Barão do Triunfo, virar á direita na Rua Conde de Porto Alegre e subir até a Praça Roberto da Silveira.

: Duque de Caxias, Jardim Olavo Bilac, Rua leverger.

Transporte: 019 – Reginas – Olavo Bilac X Cohab
Chegada: Av. Brigadeiro Lima e Silva, Ponto enfrente a agência maior do Bradesco do Bairro Jardim 25 de agosto.
Obs.: Após descer o ônibus apenas continuar na mesma calçada, atravessar a rua e estará no MCV.

: Jacarepaguá – Rio de Janeiro

Avenida Abelardo Bueno
Transporte: Ônibus 613 ou 352 para chegar na avenida Ayrton Senna. Depois o 415T para chegar em Caxias
Chegada:  O ponto final do 415T é ao lado da estação de trem.
Obs.:  É só atravessar a linha do trem e subir a rua Presidente Vargas até a Praça Roberto da Silveira.

: Maracanã – Rio de Janeiro

Rua Gonçalves Crespo, próximo ao América Futebol Clube.
Transporte: Fabio’s, Número 486 L (Frescão/É um ônibus de Turismo)
Chegada:  Praça Roberto da Silveira
Obs.:  A entrada do museu é nessa praça

: Niterói – RJ – Icaraí

Transporte: ônibus 30 – até o Terminal Rodoviário de Niteroi
Chegada: terminal, pegar o ônibus da empresa  Rio Minho – Praça Roberto Silveira
Obs.: A entrada do museu é nessa praça

: Rodoviária Intermunicipal do Rio de Janeiro (Terminal Américo Fontenele)
Rua Barão de São Felix, 165, centro. Atrás da Estação Ferroviária Central do Brasil.
Transporte: Viação Jurema. Linha Caxias via 25 de Agosto.
Chegada: Descer no último ponto da Avenida Brigadeiro Lima e Silva antes da Praça Roberto da Silveira.
Obs.: O MCV andar mais 1 quarteirão até a Praça Roberto da Silveira onde está o museu.

: São João de Meriti, Bairro São Mateus, Rua Ana Lima

Transporte: Expresso
Chegada: Terminal rodoviário  de Duque de Caxias
Obs.: Após descer do ônibus, seguir a rua da escola de Samba Grande Rio no sentido contrário ao fluxo de carros até chegar a um cruzamento em frente ao viaduto. Atravesse o cruzamento, suba o viaduto e verá o Museu.

: Tijuca – Rio de Janeiro
 Rua Conde de Bonfim, em frente ao Banco do Brasil da Praça Saens Peña
Transporte: 486L da empresa Fabio’s
Chegada: Praça Roberto Silveira
Obs.: A entrada do museu é nessa praça

Origem: Zonas Norte, Sul e Centro do Rio de Janeiro
Transporte: Carro/ Ônibus de turismo fretado
Trajeto mais rápido: Pegue a Linha Vermelha. Após o Fundão, mantenha a direita e entre na primeira saída. Essa é a saída da BR-040, a Rodovia Washington Luis, com indicações Petrópolis e Belo Horizonte.
Mantenha a direita sempre e entre na primeira saída, a Saída 123B (com indicações Duque de Caxias (Centro)): essa saída leva ao viaduto. Suba o viaduto que cruza a Rod. Washington Luiz mantendo a direita sempre. Essa rua é a Avenida Brigadeiro Lima e Silva, que levará até o Museu Ciência e Vida. Seguindo em frente sempre, é preciso ainda passar por pontos de referência como o Hospital Caxias D´Or (ao lado esquerdo), o Supermercado Carrefour (ao lado esquerdo), uma praça (Praça Humaitá, ao lado direito), continuando sempre em frente. Após uma leve inclinação, haverá uma praça. Essa é a Praça Roberto Silveira, em frente ao Museu Ciência e Vida.