Seu nome é Amanda, Fred ou Sofia? Você pode ser mais famoso do que pensa! Já repararam em como os nomes em astronomia são incomuns? Não falo apenas dos nomes dos planetas e constelações, pois esses têm origem na mitologia de gregos e romanos, em sua maioria. Estou falando em todos os nomes supercriativos que os astrônomos batizam seus telescópios, missões espaciais, instrumentos de pesquisa e catálogos. Quando um grupo de pesquisa cria algum desses, eles têm de, além de criar um nome para o projeto, criar um acrônimo para ele, isto é, uma sigla que seja formada pelas palavras (ou letras de algumas palavras) do nome do projeto.

Nessa brincadeira, os astrônomos usam como inspiração não apenas nomes astronômicos como VIRGO (Variabilidade em Irradiância e Oscilações Gravitacionais, do inglês Variability in Irradiance and Gravity Oscillations) e PLANET (Rede de Testes de Anomalias do efeito lensing, do ing, do inglês Probing Lensing Anomalies NETwork) como também desenhos animados, personagens de seus filmes e livros favoritos ou mesmo palavras aleatórias das suas línguas nativas (ou, pelo menos, palavras que lembrem alguma palavra da sua língua). Algumas vezes, o nome do projeto tem um acrônimo nele e então temos um acrônimo de um acrônimo. O resultado é que podemos encontrar entre os textos científicos até nomes comuns. É o caso do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha, ou SOFIA (acrônimo do seu nome em inglês), o maior telescópio voador do mundo. O SOFIA fez seu primeiro vôo em 2010, acabou de iniciar sua vida ativa e possui um equipamento de medição do espectro da radiação (espectrógrafo) de alta resolução, chamado Exes. A combinação das medidas do Exes com os dados captados pelo SOFIA tornará possível o estudo de objetos celestes em comprimentos de onda que outros telescópios não enxergam. Motivo de muito orgulho para as Sofias do mundo afora! Mas não para por aí! Confira abaixo uma lista de alguns dos acrônimos astronômicos mais legais. Veja se seu nome não está entre eles!

ADONIS Adaptive Optics Near­Infrared System – Sistema Infravermelho de Óptica Adaptativa

ALEXIS Array of Low Energy X­ray Imaging Sensors­ Arranjo de Sensores de Imageamento de raios X de baixa energia.

AMANDA Antarctic Muon And Neutrino Detector Array – Arranjo Antártico de Detectores de Neutrinos e Muons

DAISY Data Acquisition and Interpretation System – Sistema de Aquisição e Interpretação de Dados

DENIS DEep Near Infrared Survey of the Southern Sky – Levantamento de Objetos Infravermelhos no Hemisfério Sul

FRED Fast RisE, rapid Decay – Rápida Ascenção e Decaimento

GAIA Global Astrometric Interferometer for Astrophysics­ Interferômetro Astrométrico Global para Astrofísica

GANDALF Gas AND Absorption Line Fitting algorithm ­ Algorítmo de Ajuste de Linhas de Gás e Absorção

HERMES HERschel M33 Extended Survey – Levantamento Extendido Hershel M33

KISS KPNO International Spectroscopic Survey ­ Levantamento Espectroscópio Internacional do Observatório Nacional do Pico Kitt (KPNO)

LALA Large Area Lyman Alpha survey ­ Levantamento de Grande área de Objetos com Emissão da Linha alpha da Série de Lyman.

MACHO MAssive Compact Halo Objects – Objetos Massivos e Compactos com Halos MAX Millimeter wave Anisotropy eXperiment – Experimento de Anisotropia de Ondas Milimétricas

MERLIN Multi­Element Radio Linked Interferometer Network – Rede interferométrica de Multi­elementos em radio.

MONICA MONtreal Infrared Camera – Câmera infravermelha de Montreal OSCAR Orbiting Satellite Carrying Amateur Radio – Satélite Carregando rádio Amador

SARA Satellite pour Astronomie Radio Amateur ­ Satélite Amador de Radio- Astronomia

– Carolina Assis , astrônoma do Museu Ciência e Vida.

Para aprender mais sobre astronomia, o Museu Ciência e Vida oferece Sessões de Planetário. Para agendamento escolar, ligue para 2671-7797. Temos sessões abertas ao público também aos sábados e domingo, às 14h e 15h.