Medidas para cuidar do meio ambiente estão cada vez mais da agenda pública dos países. No Brasil, os fabricantes de lubrificantes assinaram um acordo setorial, atendendo aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse acordo prevê a implantação de uma logística

reversa para embalagens plásticas usadas, ou seja, a coleta dessas embalagens para a reutilização, retirando do descarte comum, que resultava na poluição. No Museu Ciência e Vida, o programa “Jogue Limpo” se junta às exposições de sustentabilidade, distribuindo material formativo, feito em história em quadrinhos, que explica o funcionamento desta política.

No Brasil, apenas 2% do total das embalagens plásticas movimentadas anualmente são de lubrificantes. O resíduo plástico é uma das fortes preocupações dos fabricantes e dos legisladores, pois este material leva cerca de 400 anos para se degradar na natureza.

Além disso, sem o descarte adequado essa embalagem pode provocar obstruções de cursos e redes de escoamento de águas. O programa “Jogue Limpo” estabelece um sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes usadas, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes de lubrificantes. O recebimento, sem ônus, é feito na cadeia de pontos cadastrados de revenda do produto, e as embalagens são transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nessas centrais as embalagens plásticas usadas recebem um tratamento inicial, são drenadas e prensadas possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas e aprovadas pelo Programa. Em 2013 foram gastos 13,7 milhões de reais na execução da logística reversa e administração de todo o Sistema.

Atualmente, o programa funciona em sete estados e no Distrito Federal, já encaminhou para a reciclagem mais de 300 milhões de embalagens desde sua fundação em 2005, no estado do Rio Grande do Sul em resposta à Legislação Ambiental do Estado. A iniciativa repercutiu muito positivamente, e prova disso, foi sua rápida expansão para os demais estados do Sul (Paraná em 2008 e Santa Catarina em Agosto de 2010), além do município de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro (ambos em Julho 2010). Em 2012 e 2013 se expandiu para o Estado de São Paulo, MG,ES e no DF.

Para conhecer mais, acesse :: http://www.programajoguelimpo.com.br/