Um “coração gigante”, com mais de dois metros de altura, simulando o ritmo das batidas de um coração em variadas situações, desde uma pessoa dormindo a quando ela está assistindo a uma decisão do campeonato do seu time, ou o “contador de batimentos” que calcula quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento,

são apenas algumas das atrações da exposição vias do coração, que está, para o público no Museu Ciência e Vida.
A exposição “Vias do Coração” é uma realização conjunta entre o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Sanofi e já foi visitada por mais de 100 mil pessoas. Criada em 2008, a mostra integra o acervo do programa “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”, um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz e Fundação Cecierj. Em 2010, numa versão anterior, mais simples, esteve em cartaz na inauguração do Museu Ciência e Vida, tendo alcançado mais de 6 mil visitantes em apenas 1 mês.
Vias do Coração volta ao Museu Ciência e Vida mais moderna e completa.
Com linguagem acessível e estruturada em forma de estações lúdicas, a mostra combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares.
Durante o percurso, crianças e adultos podem se divertir compondo num prato gigante refeições saudáveis e equilibradas, conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia ou mesmo assistir a vídeos educativos da agência americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.
A estação central apresenta um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a Hipertensão. Mesclando conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, confere ao conteúdo um tratamento mais humanizado.
Nas estações periféricas, o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.
A Estação Diabetes compõe outra parte da mostra, abordando um importante fator de risco à saúde do coração. Composta de 3 módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente, a estação ainda inédita na capital, também estreia um modelo interativo que mostra o impacto do diabetes no corpo humano.
Nos painéis da Estação Diabetes é possível entender os diferentes tipos de diabetes e saber o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com diabetes. A alimentação e os exercícios são outros pontos importantes abordados na prevenção e no controle do diabetes.