Venha conhecer a Exposição: “Evolução e Natureza Tropical”, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias. “O que se pode imaginar de mais delicioso, do que observar a natureza em sua forma mais grandiosa nas regiões dos trópicos”? A frase, escrita por Charles Darwin no Diário do Beagle em sua passagem pelo Rio de Janeiro, o fascínio exercido pela biodiversidade tropical sobre o naturalista.

Inspirados pela riqueza da flora e da fauna dos trópicos e, em especial, pela biodiversidade brasileira, os britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace, após anos de observação e com base em estudos anteriores, formularam a teoria da evolução por seleção natural. Os dois naturalistas são os protagonistas da exposição “Evolução e natureza tropical”, organizada em 2010 pelo Museu da Vida/Fiocruz, que entra em cartaz no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias (RJ) no dia 3 de julho de 2013, às 14h.

Na exposição, os visitantes podem seguir os caminhos percorridos por esses dois naturalistas até a formulação, independente e concomitante, da teoria da evolução. Ambos os cientistas – por diferentes meios – estiveram no Brasil no século 19. Darwin, no ano de 1932, passou quatro meses no Rio de Janeiro, tendo morado em Botafogo e visitado a região norte fluminense, bem como a ilha de Fernando de Noronha (PE) e Salvador (BA). Wallace permaneceu de 1848 a 1852 na Amazônia, onde mapeou o rio Negro.