O mundo acompanhou o desastre natural no Japão que culminou na crise nuclear do país. A tragédia reacendeu uma antiga discussão sobre a real necessidade do uso da energia nuclear. Mas afinal, que energia é essa? Como ela é processada? Qual a diferença entre a nuclear e as outras fontes de energia? Para responder essas e outras questões, o Museu Ciência e Vida apresenta a exposição Energia Nuclear.

Considerada uma fonte limpa, a energia nuclear está muito mais próxima do que imaginamos. Os materiais radiativos podem ser encontrados no solo, na água, no ar, nas plantas, nos animais, nos alimentose etc. Entre os interativos da mostra, existe uma máquina que revela a presença de componentes radioativos até mesmo no feijão. Sendo assim, é possível afirmar que o ser humano é diariamente exposto a algum tipo de radiação.

No espaço interativo da exposição: jogos, textos, painéis, vídeos e depoimentos. O visitante terá a oportunidade de manipular os elementos da tabela periódica, analisar e detectar amostras radiativas, confeccionar átomos, controlar a radiação dos alimentos e mais.

A mostra é uma parceria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Casa da Ciência/UFRJ com o apoio da FINEP e Faperj . O intuito é trazer esse tema para o nosso cotidiano, destacando as suas diferentes formas de uso e implicações para a humanidade. Afinal, energia nuclear é muito mais que bombas atômicas e acidentes radiativos.

Energia Nuclear

Terça a sábado, de 09:00 às 17:00

Domingos e feriados, de 13:00 às 17:00.

Para visitação mediada*

Classificação livre