mediador

ERRATA:  Onde se lê: 2.1.1. O período de entrevistas será de 23 a 26 de agosto de 2011. O local e a data de cada entrevista será divulgado exclusivamente no site da Fundação, no dia 17 de agosto de 2011, a partir das 17h Leia-se: 2.1.1. O resultado da primeira etapa (análise de currículo) será divulgado no dia 17 de agosto de 2011. Nesta data será divulgado também o local e a data de cada entrevista dos candidatos aprovados na primeira etapa (análise de currículo), exclusivamente no site da Fundação, a partir das 17h.  O período de entrevistas será de 23 a 26 de agosto de 2011.

 

Onde se lê: 3. A seleção constará de entrevista (classificatória) e análise de currículo (eliminatória), realizadas no mesmo dia Leia-se: 3. A seleção será em 2 (duas) etapas: etapa 1: análise de currículo (eliminatória); etapa 2: entrevista (classificatória).

 

Onde se lê: 4. Após análise de currículo serão selecionados 80 (oitenta) candidatos para as entrevistas para o preenchimento das 40 (quarenta) vagas disponíveis Leia-se: 4. Após análise de currículo serão selecionados 80 (oitenta) candidatos, sendo 40 (quarenta) candidatos para o preenchimento das vagas imediatas e 40 (quarenta) candidatos para o cadastro de reserva.

 

SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES DA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ/Consórcio CEDERJ realizará seleção de tutores/mediadores bolsistas, nível médio (graduando), de acordo com a tabela de bolsas da LEI Nº 5805, publicada no DOERJ de 20 DE AGOSTO DE 2010, para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva, para tutores/mediadores presenciais, junto às atividades pedagógica de Divulgação Científica no âmbito da Fundação CECIERJ.

Todas as instruções e informações pertinentes a este processo seletivo estão disponíveis no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, www.cederj.edu.br.

I – DAS CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO:

Atuar nas diversas ações de divulgação de ciência nos projetos desenvolvidos pela instituição fazendo a mediação das exposições temporárias. O mediador tem a função de facilitar a interação do visitante com a exposição respondendo aos questionamentos apresentados e auxiliando nas suas necessidades com respeito à exposição. O mediador poderá atuar também no receptivo com a atribuição de receber o grupo que chega para a visitação, fornecer as explicações iniciais sobre as exposições e encaminhar o grupo até a exposição para a qual ele estiver agendado.

Pré-requisitos:

Dinamismo para trabalhar em equipe, facilidade de comunicação no atendimento ao público e conhecimento acerca dos temas gerais e atuais de interesse da Ciência.

Regime de trabalho – 20h.

II – VALIDADE DA SELEÇÃO

Este processo de seleção terá validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo este prazo ser prorrogado a critério da Fundação CECIERJ.

III – DAS INSCRIÇÕES

1. Da condição para inscrição: estar cursando até o 7º período do nível superior em qualquer área de conhecimento.

2. Do período para as inscrições: o período para as inscrições é de 25 de julho a 15 de agosto.

3. Do procedimento para a inscrição:

a) A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet, por meio do preenchimento da ficha de inscrição, no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ: www.cederj.edu.br.

b) Ao final do preenchimento “on line” da ficha de inscrição, o candidato terá, então, garantida a inclusão das informações prestadas no banco de dados do processo seletivo.

c) Essa ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato quando o mesmo terminar de preencher todos os dados. A mesma servirá como comprovante de inscrição, ou seja, ela será sua confirmação de inscrição neste processo seletivo. A ficha de inscrição deve permanecer em poder do candidato, para que seja apresentada todas as vezes que solicitada nas etapas subseqüentes do processo seletivo.

4. São condições para inscrição conhecer e  estar de acordo com as exigências contidas nestas instruções.

5. Caberá ao candidato total responsabilidade pelo correto preenchimento da ficha de inscrição.

6. A inscrição no presente processo seletivo implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, em hipótese alguma.

7. As inscrições serão gratuitas.

IV – DAS VAGAS

Há 40 (quarenta) vagas destinadas ao atendimento da demanda do 2º semestre de 2011.

Será formado, ainda, um cadastro de reserva de profissionais com 40 (quarenta) vagas, com validade de 24 (vinte e quatro) meses, para as diferentes exposições.

V – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

1. O processo de seleção será conduzido pela vice-presidência Científica da Fundação CECIERJ, que coordenará as atividades.

2. Serão chamados para a entrevista todos os candidatos que realizarem a inscrição no processo seletivo no site da Fundação CECIERJ.

2.1.1. O período de entrevistas será de 23 a 26 de agosto de 2011. O local e a data de cada entrevista será divulgado exclusivamente no site da Fundação, no dia 17 de agosto de 2011, a partir das 17h.

3. A seleção constará de entrevista (classificatória) e análise de currículo (eliminatória), realizadas no mesmo dia.

3.1. A entrevista constará de um exame oral do candidato e terá como finalidade permitir uma avaliação complementar das suas qualificações acadêmicas, abordando seu currículo e suas aspirações.

3.1.1. Para a entrevista, os candidatos selecionados deverão se apresentar com os seguintes documentos:

a.  Cópia da ficha de inscrição devidamente preenchida no site www.cederj.edu.br.

b- Comprovante de que está em dia com as obrigações eleitorais e, em caso do candidato do sexo masculino, em dia com as obrigações militares.

c.  Curriculum Vitae  acompanhado de cópias de documentos de identificação, CPF, comprovante de residência; histórico escolar

d. Declaração de próprio punho de não ter contrato de trabalho rescindido por justa causa em nenhuma instituição pública do Estado do Rio de Janeiro.

e- Documentos comprobatórios das informações contidas no Currículo. Somente as atividades comprovadas serão avaliadas e poderão fazer parte da nota final atribuída ao candidato. O candidato que não comprovar as informações do currículo será eliminado, sendo então chamado para entrevista o candidato subseqüente na classificação.

3.2 Na análise de currículo serão consideradas as atividades e experiências do candidato juntamente com a função a ser desempenhada.

4. Após análise de currículo serão selecionados 80 (oitenta) candidatos para as entrevistas para o preenchimento das 40 (quarenta) vagas disponíveis.

VI – DO ENVIO DO CURRÍCULO

Todos os candidatos no ato da inscrição, no site da Fundação CECIERJ, deverão colar seu currículo no campo de solicitação do mesmo. Terão validade apenas as inscrições que contiverem o currículo na inscrição.

VII – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 6,0 (seis).

2. Ocorrendo igualdade de nota final de classificação, o desempate será definido considerando-se os critérios, na seguinte ordem:

• maior nota na entrevista;

• maior nota na análise do currículo;

• maior idade.

VIII – DO RESULTADO

Os candidatos que participaram do processo de seleção deverão procurar o resultado final deste processo seletivo, exclusivamente, no endereço www.cederj.edu.br, no dia 29 de agosto de 2011, a partir das 17h.

Não haverá comunicação do resultado por qualquer outra via.

IX– DA OUTORGA DA BOLSA DE TUTOR

A Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ convocará, a partir de 29 de agosto de 2011, através de lista publicada no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br), os candidatos selecionados para outorga de bolsa, de acordo com as necessidades da Fundação CECIERJ, obedecendo estritamente à ordem de classificação. A convocação poderá ser feita por partes, ou seja, os 40 mediadores não serão necessariamente convocados ao mesmo tempo.

1. É vedada a acumulação da bolsa de tutoria/mediação de que trata este edital com qualquer outro tipo de bolsa da Fundação CECIERJ.

2. A não apresentação do candidato convocado na primeira capacitação poderá implicar desistência da vaga e consequente eliminação da seleção, devendo a Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ convocar o próximo candidato da lista, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

3. Para a outorga da bolsa, é imprescindível a declaração de matrícula do curso de nível superior até o dia 30 de agosto de 2011.

4. A bolsa terá duração de 6 (seis) meses, podendo ser renovada dependendo da necessidade da Fundação e de avaliação de desempenho, conforme consta no termo de outorga.

5. A assinatura do Termo de Outorga da bolsa acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto no período de 9h as 17h conforme estipulados na lista a ser publicada no dia 29  de agosto de 2011, no site da Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br)

6. A assinatura do Termo de Outorga será no Museu Ciência e Vida, situado à rua Ailton da Costa, s/n, Jardim 25 de Agosto – Duque de Caxias. Telefone: 21 2671-7797.

X – REMUNERAÇÃO

O valor mensal da bolsa é estabelecido de acordo com a carga horária de 20(vinte) horas semanais, para atividades de terça a domingo no horário compreendido entre 9h e 17h, em regime de escala, no valor de R$550,00 (quinhentos e cinqüenta reais) por mês.

XI – DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES/MEDIADORES

Os candidatos convocados de acordo com o disposto no item VI deverão, obrigatoriamente, participar do Programa de Capacitação de Tutores/Mediadores, que se constitui na Capacitação Inicial de Tutores/Mediadores Presenciais, que será realizada presencialmente no dia 1 e 2 de setembro de 2011, em local a ser informado, exclusivamente, no site Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br).

XII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inexatidão das declarações, irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminará o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição.

2. Será excluído da seleção, o candidato que:

• Deixar de entregar os documentos comprobatórios exigidos no parágrafo V – DO PROCESSO DE SELEÇÃO, item 3.1.1, na hora da entrevista.

• Preencher com dados incorretos ou inverídicos a ficha de inscrição.

3. Todas as convocações e avisos referentes à prova e aos resultados serão divulgados, exclusivamente, no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, www.cederj.edu.br.

4. Não será admitida a realização da entrevista fora dos locais e horários designados previamente.

5. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial durante o processo de seleção, não se responsabilizando a Fundação CECIERJ por eventuais prejuízos que possam sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

6. Os itens destas instruções poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da realização da entrevista correspondente, circunstância que será comunicada no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br).

7. A aprovação do candidato na seleção não implicará a obrigatoriedade da sua admissão, cabendo à administração da Fundação CECIERJ o direito de aproveitar os candidatos de acordo com as suas necessidades, observada a ordem classificatória.

8. Não haverá nenhuma comunicação individual do resultado das etapas do processo seletivo, cabendo a cada candidato procurar os resultados no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br).

9. Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, no que tange à realização da seleção.

10. A Fundação CECIERJ não se responsabiliza por pedidos de inscrição via internet não recebidos devido a fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados, ocasionados por falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou qualquer outro motivo que impossibilite a conclusão com êxito do pedido de inscrição ou da confirmação de participação no curso.

Rio de Janeiro, 25 de julho de 2011.

Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky

Presidente da Fundação CECIERJ