O Museu Ciência e Vida é mais um projeto da Fundação Cecierj – Divulgação Científica. No centro do município de Duque de Caxias, o Museu tem como diferencial a interatividade, presente em todas as exposições, com o intuito de proporcionar ao visitante um contato maior com a ciência, por meio de um ambiente alegre e lúdico de educação. Composto de 4 pavimentos, o projeto contará com 3 exposições:

Energia que Move o Mundo
A exposição Energia que Move o Mundo marca o início da visitação ao Museu Ciência e Vida, com área de aproximadamente 600m². Ela será composta com o que há de mais moderno e dinâmico no mundo em termos de linguagem museográfica, incluindo experimentos interativos de última geração e uma sala de realidade virtual. Além destes elementos, serão contemplados aspectos históricos, científicos, lúdicos e tecnológicos, permitindo ao visitante viajar pelo universo das energias.

Viagem pelo Corpo Humano
Esta exposição será o elemento de integração entre as demais exposições – O Meu Ambiente e a Energia que Move o Mundo – que serão alocadas no segundo e no quarto andar, respectivamente. A temática a ser desenvolvida será o homem, sua anatomia e fisiologia, suas relações com o seu corpo e o ambiente, suas formas de expressão e intervenção neste ambiente e sua busca por melhor qualidade de vida, sendo esta expressa principalmente por uma vida mais longa e saudável.

Da Gota D’água ao Meu Ambiente
A exposição Da Gota D’água ao Meu Ambiente se estende por uma área superior a 700m², ocupando todo o segundo pavimento e parte do primeiro. Abordando todos os ambientes encontrados na Baixada Fluminense, desde o alto da Serra até a Baía da Guanabara, através de maquetes, elementos interativos e dioramas, o visitante poderá explorar e entender o processo de ocupação da Baixada Fluminense. O Museu Ciência e Vida além de servir como um espaço de debate sobre a ciência, tecnologia, qualidade de vida e os reflexos na educação formal, ainda insere a Baixada Fluminense no circuito cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro.